top of page

As catinonas sintéticas não são detetadas nos testes de rotina. Assim sendo, se um teste de confirmação é requerido, as amostras de urina ou sangue devem ser enviadas aos laboratórios forenses especializados na deteção destas substâncias.

 

Como esses testes podem demorar mais de uma semana, a decisão para sua realização deve ser baseada nas necessidades de saúde publica. Por exemplo, quando um jovem paciente apresenta sintomas como psicose, agitação e delírio as amostras devem ser colhidas para que os médicos consigam diferenciar entre psicose induzida por drogas e doença mental.

EMERGÊNCIA?

Se vires alguém em perigo não hesites - LIGA! 

Se precisares de aconselhamento ou ajuda

As catinonas sintéticas apresentam vários graus de toxicidade, conduzindo a efeitos adversos graves que podem ser fatais. As medidas para combater a toxicidade provocada por estes "bath salts" são, maioritariamente, de suporte. Entre elas, temos o uso de fluidos intravenosos, medidas para prevenir convulsões, monitorização e restrições que são, geralmente, recomendados para prevenir tendências homicidas e suicidas. 

Outras medidas chaves são o arrefecimento agressivo para tratar a hipertemia, a restrição de água ou uso de soluções salinas hipertónicas para tratar a hiponatremia, ventilação mecânica para proteger as vias aéreas e tratar a falência respiratória, fluidos e infusões de catecolaminas para tratar o choque e dialise para tratar a falência renal. [1]

Tratamento
Benzodiazepina
Diazepam
Bloqueador b-adrenérgico
Propanolol
Anti-psicótico
Haloperidol
Vasodilatador
Nitroprussiato de sódio

Pode ser necessário recorrer a sedação, utilizando

para esse efeito 

benzodiazepinas como, por exemplo, o lorazepam e o diazepam para tratar convulsões, agitação, taquicardia ou hipertensão. [1]

Se a hipertensão persistir, é aceitável tratar com vasodilatadores como, nitroglicerina e o nitroprussiato de sódioevitando-se o uso de antagonistas β-adrenérgicos que poderiam exacerbar a hipertensão. Por outro lado, os antipsicóticos, como, por exemplo, o haloperidol, podem ser usados com para lidar com sintomas como a paranoia. [1]

Métodos de deteção

Referências bibliográficas:

[1] Karila, L., Megarbane, B., Cottencin, O., & Lejoyeux, M. (2015). "Synthetic cathinones: a new public health problem". Current neuropharmacology, 13(1), 12-20.

[2] Banks, M. L., Worst, T. J., Rusyniak, D. E., & Sprague, J. E. (2014). "Synthetic cathinones (“bath salts”)". The Journal of emergency medicine, 46(5), 632-642.

[3] Prosser, J. M., & Nelson, L. S. (2012). "The toxicology of bath salts: a review of synthetic cathinones". Journal of Medical Toxicology, 8(1), 33-42.

A cromatografia gasosa (GC) acoplada à espectrofotometria de massa (MS) ou um detetor infravermelho (IRD) são essenciais para a deteção destas substancias!

Esta combinação é desejável pois, GC separa os compostos numa mistura, de acordo com o seu tamanho e o MS ou IRD conseguem identificar os vários compostos individuais.

 

Uma droga ilícita é, muitas vezes, diluída com uma substancia adicional e barata para aumentar o lucro para o dealer. Este mecanismo pode complicar a deteção da sustância ilícita, no entanto a separação pela GC simplifica o problema. Apesar de acoplar a GC com a MS ou IRD ser preferível, a informação necessária pode chegar apenas pela separação das moléculas de acordo com o seu tamanho. [2]

Estudos recentes em ratos demonstram que as catinonas sintéticas podem ser analisadas no cabelo, permitindo assim uma deteção mais rápida e eficaz destas drogas, sem ser necessário o uso de métodos dispendiosos. [2]

bottom of page